quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Imprensa:

«Frankfurt
Paulo Coelho defende benefícios da Internet para a literatura

O escritor Paulo Coelho exaltou as possibilidades que a Internet abre à literatura e pediu às editoras que não encarem a rede como uma ameaça. As declarações foram proferidas durante a conferência de imprensa que marcou a abertura da Feira do Livro de Frankfurt

Paulo Coelho, que considera que o livro impresso durará pelo menos mais mil anos, relatou as suas experiências na Internet e comparou as repercussões da revolução digital com a revolução de Gutenberg.
Para o autor, a evolução dos últimos dez anos, que marcou o aparecimento da Internet e de novas plataformas para a difusão de ideias, traduz-se numa radicalização do processo de «democratização das ideias» iniciado por Gutenberg.
«Pouco a pouco as pessoas tomam consciência de que podem divulgar o que quiserem na rede, onde todos podem ver, e que são os seus próprios directores de programa», salientou o escritor.
Na sua opinião, a possibilidade de partilhas gratuitas de informação oferecida pela Internet é crucial para as indústrias relacionadas ao mundo da cultura.
Quanto à indústria da música, Paulo Coelho considerou que teve uma reacção inicial errada quando tentou impedir o download de músicas em vez de ter acordado um preço para esta acção.
Em relação ao sector editorial, o escritor pensa que está mais «protegido» da Internet do que a indústria da música ou a indústria cinematográfica, uma vez que a rede tem a ver com a leitura e a escrita, fazendo com que as editoras registassem com alegria um renascimento da comunicação e da expressão escrita nos anos 90.
Apesar disso, Paulo Coelho afirma que, até ao momento, a atitude do sector editorial relativamente a este meio sofre de incompreensão e falta de entendimento.
Paulo Coelho acha que a Internet oferece, antes de mais, a possibilidade de divulgar e aumentar o número das pessoas que não lêem os textos apenas pela rede, mas que acabam por recorrer ao livro impresso.»

Notícia do jornal Sol, tirada daqui.

Sem comentários: