O pirata Coelho
Isabel Coutinho - http://blogs.publico.pt/ciberescritas
«“O Vencedor Está Só” é o 12º romance do brasileiro Paulo Coelho. Acaba de chegar às livrarias portuguesas, publicado pela Editora Pergaminho, e segundo a editora é um “testemunho da crise de valores de um universo centrado nas aparências”. Está a ser promovido com uma campanha de “marketing” que diz: “Cannes. 24 horas. Sexo, droga e violência.” Tem como personagens celebridades, festas, modelos, produtores, actores e um “serial killer”.Quando o livro saiu no Brasil, em Agosto, o autor foi capa da”Rolling Stone” brasileira onde disse: “Possivelmente eu sou o escritor mais popular do mundo. Se eu fosse um refrigerante, eu seria a Coca-Cola.”É considerado, pelo Guiness Book 2009, o autor vivo mais traduzido da História (até agora foram publicadas 455 traduções dos seus livros, em 67 idiomas) e entrou para o Guiness Book of Records como o autor que autografou mais traduções de uma obra numa única sessão (na Feira do Livro de Frankfurt, em 2003, foi lindo de se ver!) Há anos que tem presença assídua na Internet. Além do “site” oficial em várias línguas, mantém um blogue, disponibiliza capítulos dos seus livros, fotografias de família. E interage muito com os leitores. Em tempos era possível descarregar alguns dos seus livros a partir do site, mas agora está mais especializado: tem lá uma foto, vestido de pirata, que vai dar a um sítio de onde se podem descarregar as obras. Ele é o “Pirate Coelho”.Jeff Jarvis, do jornal “The Guardian”, contava numa das suas colunas de Agosto que Paulo Coelho descobriu o poder de disponibilizar cópias grátis dos seus livros quando um fã russo colocou online um dos seus romances. As vendas dos livros em papel subiram muito. Por isso no seu “site” o escritor começou a colocar “links” para versões pirateadas dos livros. A sua editora norte-americana percebeu que esses links e essas obras eram pirateadas por ele mesmo. Pirata Coelho era o autor da marosca (uma das versões não autorizadas que circulavam na Web tinha notas do autor).Paulo Coelho é um autor exemplar. Está a aproveitar as capacidades da Internet para comunicar ainda mais com os leitores em todo o mundo. Está no Twitter, a partir dele manda (para quem o segue) pequenos “posts” em língua inglesa. Tem um blogue onde coloca vídeos que ele próprio faz no Seesmic. O mais recente conta a sua experiência no concerto de Madonna. Colocou no Flickr fotos dos seus leitores a ler os seus livros.No site colocou uma pequena entrevista em vídeo e escrita sobre esta nova obra. Conta que chegou à matéria para o livro falando com amigos, com um detective (por causa do “serial-killer”) e com um médico (pelos casos de envenenamento). “Conversei com modelos, usei contactos que tinha no meio, falei com pessoas em festas. Quando chegou a Semana da Moda, disse: vou participar. Fui a vários desfiles. Já tinha ido a Cannes antes e ficado surpreendido por não ser verdadeiramente um festival de cinema, ou seja, ninguém se lembra do filme que ganhou, mas toda a gente se lembra que houve determinada festa.”Por falar em festas: Paulo Coelho vai estar mais uma vez na Feira do Livro de Frankfurt, é o orador convidado e no dia 15 de Outubro vai ser homenageado numa festa oferecida pela Mercedes-Benz. Vão comemorar os seus 100 milhões de livros vendidos, com a presença de Gilberto Gil e do novo ministro da Cultura do Brasil, Juca Ferreira. A festa, por convite, terá uma exposição virtual de fotos dos seus leitores espalhados por todo o mundo. Alguém se vai lembrar do livro? Todos se vão lembrar da festa.»
Conversas com Paulo Coelho!
«Para comemorar o vigésimo aniversário da publicação do best-seller de Paulo Coelho, O Alquimista, a HarperOne está a patrocinar um evento ao vivo na Internet em que autor, leitores e o actor Lawrence Fishburn poderão conversar e interagir. Este evento vai ter lugar na quarta-feira, dia 17 de Setembro, por volta das 15:00, hora portuguesa. O programa, de uma hora, será transmitido em http://www.authoronair.com/, um novo website que reúne autores e leitores. «Estamos encantados em celebrar O Alquimista com Paulo Coelho.», comentou o editor da HarperOne, Mark Tauber. «Esta é uma oportunidade de os fãs de todo o mundo poderem fazer as suas perguntas e trocar ideias com o autor deste livro inspiracional.» O evento que inclui chat online e por telefone, vai contar ainda com uma entrevista ao autor, telefonemas de leitores e com uma conversa entre Paulo Coelho e Lawrence Fishburn.
O Alquimista, que já vendeu mais de 100 milhões de exemplares em todo o mundo, está a ser adaptado ao cinema pelo actor e realizador Lawrence Fishburn, galardoado com um Emmy e com um Tony Award.»
Notícia tirada daqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário