sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Paulo Coelho nomeado Mensageiro da Paz pela ONU

Na sexta-feira, dia 21 de Setembro – o Dia Internacional da Paz – o Secretário-Geral das Nações Unidas Ban Ki-moon honrou o escritor brasileiro Paulo Coelho e S.A.R. a princesa Haya Bint Al Hussein da Jordânia nomeando-os Mensageiros da Paz das Nações Unidas. Vão juntar-se a quatro outros Mensageiros da Paz (indivíduos que possuem talentos internacionalmente reconhecidos nos campos da arte, literatura, música e desporto) na sua missão de ajudar a promover a consciência mundial dos ideais e actividades das Nações Unidas.
Paulo Coelho, o autor internacionalmente aclamado de O Alquimista, usa o seu apelo universal para ajudar os membros mais carenciados da sociedade brasileira através do Instituto Paulo Coelho, que fundou com a sua mulher Christina Oiticica. É também um defensor do multiculturalismo através do seu trabalho com a UNESCO como Conselheiro Especial para o Diálogo Intercultural e a Convergência Espiritual.
Paulo Coelho, activista político desde a sua juventude, continuará a promover o diálogo intercultural e a concentrar-se nas necessidades das crianças em todo o mundo enquanto Mensageiro da Paz. Paulo Coelho tem encantado os leitores de todo o mundo ao longo de vários anos e tem sido honrado com numerosos prémios pela sua obra, que se encontra traduzida para mais de 65 idiomas.
O Secretário-Geral da ONU justificou a sua escolha dizendo que «o talento de Paulo Coelho como escritor e a sua excepcional capacidade de tocar as vidas das pessoas, ultrapassando fronteiras e culturas, fazem dele um poderoso Mensageiro.»
Embora não possa comparecer às cerimónias do Dia Internacional da Paz devido a compromissos anteriores, Paulo Coelho disse sentir-se honrado com esta nomeação. «Aceito de bom grado esta responsabilidade e esforçar-me-ei por criar um futuro melhor para esta e as futuras gerações.»
Outros Mensageiros da Paz e as suas áreas de intervenção são: Jane Goodall (ambiente); Michael Douglas (desarmamento e paz e segurança); Yo-Yo Ma (juventude);e Elie Wiesel (direitos humanos e o holocausto). O tenor italiano Luciano Pavarotti foi um Mensageiro da Paz durante quase uma década até à sua morte em Modena, Itália, a 6 de Setembro de 2007. Michael Douglas, Jane Goodall e Elie Wiesel estarão presentes nas celebrações do Dia Internacional da Paz.

Links da notícia na imprensa portuguesa:

Diário Digital

Semanário Sol

Sem comentários: