terça-feira, 12 de julho de 2011

Imprensa: Pedro Vieira - «SPIDER»

«[...]
Pedro Vieira, 36 anos, (...) há pouco mais de três anos e meio, lançou a Life Training, uma empresa que conta com uma equipa de 12 colaboradores, incluindo sete formadores versados na "arte" da Programação Neurolinguística (PNL). O empresário troca por miúdos: "Trata-se de uma metodologia que estuda a forma como os seres humanos programam os seus sistemas neurológicos de forma a produzir determinados resultados. Se estes dependem do meu comportamento que, por sua vez, depende do meu circuito neurológico, então se eu alterar essa realidade neurológica transformo o meu comportamento e obtenho resultados diferentes. A ideia é simples: eu posso alterar o meu estado em função dos resultados que pretendo alcançar."
O tema é, sobretudo, atraente para os líderes empresariais que querem influenciar os elementos das suas equipas de colaboradores de acordo com os objectivos traçados pela empresa. "Gosto de me apresentar como um neuroestratego. O meu papel é passar-lhes técnicas e exercícios para que consigam observar e influenciar o estado dos outros. Isso passa, sobretudo, por começar a observar mais a forma como a outra pessoa comunica e ativar em mim o mesmo canal de comunicação", avança. Do ponto de vista da gestão, "isto implica um passo incrível da parte do líder, que passa a adotar aquilo a que alguns chamam 'psicologia do líder do servidor': eu estou cá para servir as pessoas e, por isso, tenho de me ligar a elas. Uma das coisas que muito me apraz no meio empresarial português é que existem, cada vez mais, organizações a cultivarem estilos de liderança servidora".

Máquinas de fazer dinheiro
A Life Training já deu palestras em organizações como a Caixa Geral de Depósitos, o grupo Sonae, a ZON, a imobiliária ERA ou o Ikea. "Este mercado deu um grande salto em 2010. As empresas abriram-se à formação comportamental há mais de uma década, mas agora estão à procura de abordagens diferentes. Os líderes já perceberam que pessoas felizes tendem a gerar melhores resultados. Por isso, estão à procura de metodologias que lhes permita gerar melhores níveis de satisfação no local de trabalho", diz. O volume de negócios da Life Training, esse, traduz a maior procura destes serviços. Em 2010, a empresa faturou perto de 200 mil euros e, segundo as contas de Pedro, no final deste ano deverá ficar muito perto do limiar dos 500 mil euros. "Há espaço para crescer muito mais. Estamos a assistir a uma entrada muito grande de empresas neste mercado, mas por baixo. O nosso preço, por dia, está acima da média do mercado: em formação em empresa cobramos cerca de 2500 euros por dia. Mas pode ser bastante mais, dependendo da plateia e dos conteúdos formativos", contabiliza.
Pedro Vieira licenciou-se em Economia, na Universidade do Porto, e entrou pela porta das vendas no mundo empresarial. "Tive de aprender a relacionar-me, observar os outros para perceber como chegar eficazmente até eles", esclareceu. Chegou a responsável operacional pela zona Norte da cadeia de ginásios Holmes Place e a líder de mais de 400 pessoas. "Tive de encontrar ferramentas que me permitissem motivar as equipas e levá-las a utilizar melhor os seus recursos. Comecei a ler, a frequentar cursos nos Estados Unidos e no Reino Unido. Foi nessa altura, em 2008, que surgiu a Life Training", recorda. Com ela, vieram os livros. Em 2009, foi o lançamento de SPIDER - Como Definir Objetivos Irresistíveis, que será, neste mês de julho, reeditado com a chancela da Pergaminho. A editora, no passado mês de abril, disponibilizou a segunda obra de Pedro Vieira: O Mágico Que Não Acreditava em Magia. Na capa, um autocolante para atrair os muitos leitores lusos que fizeram do guru mundial Robin Sharma um dos maiores best-sellers nas livrarias lusas: "Para os leitores de O Monge Que Vendeu O Seu Ferrari".
"É também escrito como romance e pode e deve ser lido por gestores", diz Pedro. O enredo é apresentado de forma simplista: Peter é casado, pai de dois filhos e ocupa um cargo de direção numa empresa. Contudo, a sua vida define-se pela negativa: não tem tempo para os filhos, não consegue comunicar com a mulher e a sua equipa de trabalho está longe de atingir os resultados desejados. O acaso leva-o, um dia, a reencontrar um colega da faculdade que o convida a assistir a um dos seus workshops. Peter inicia uma viagem pelo autoconhecimento através das metodologias da PNL. O autor explica-se: "O livro nasceu de uma necessidade específica de muitas pessoas que falavam comigo. Queriam aprender PNL, saber o que era isso do coaching, mas pegavam num manual sobre o tema e achavam denso. Eu procurei retirar essa complexidade e transmitir a informação de uma forma atraente."
[...]»
Exame

Sem comentários: