quinta-feira, 26 de maio de 2011

Imprensa: «Beber, Jogar, F*der»

«Em 2006, "Comer, Orar, Amar", de Elizabeth Gilbert, foi um bestseller e um dos livros recomendados por Oprah Winfrey. Em 2011, "Beber, Jogar, F*der", de Andrew Gotlieb, um escritor de comédia norte-americano, ainda não é um bestseller, nunca foi uma escolha de Oprah - como se realça na capa -, mas é muito mais divertido.

Se o livro de Gilbert, que Gotlieb satiriza, era passado em Itália, Índia e Indonésia, este decorre na Irlanda, nos EUA (Las Vegas) e Tailândia. São esses os destinos eleitos por Bob Sullivan, ex-executivo de contas "de uma grande agência publicitária de Manhattan" para o ano sabático que decide tirar após ter-se divorciado. Ao contrário de Gilbert, Sullivan é uma personagem de ficção e, ao contrário dela, tem pouco interesse em descobrir a sua espiritualidade. O que Sullivan quer mesmo é divertir-se... muito.
Enquanto Gilbert passou meses em Itália a empanturrar-se de pizas e massas, Sullivan percorreu todos os bares e destilarias da Irlanda que conseguiu. E se Gilbert passou quatro meses na Índia em descoberta espiritual, Sullivan passou esses mesmos quatro meses nos casinos de Las Vegas a desbaratar dinheiro. Mas no final, ambos terminam da mesma forma: apaixonados. Ela em Bali, na Indonésia. Ele na Tailândia. E agora perguntam: E onde entrar o F*der do título? Bem, isso agora não é o mais importante.»
Os Meus Livros, Maio, 2011

Sem comentários: